top of page

QUEBRANDO PARADIGMAS: APONTA PESQUISA DE GESTÃO EM DOM AQUINO

  • Foto do escritor: Assessoria
    Assessoria
  • 10 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura


Historicamente as pesquisas de avaliação de gestão pública municipal, são quase unânimes em apontar que os munícipes consideram que o Prefeito quando reeleito, seu primeiro mandato é mais arrojado, mais obras e realizações que o segundo mandato. Já o prefeito Valdécio Luiz da Costa do município de Dom Aquino, o popular Zão, quebra esse paradigma quando agora em seu segundo mandato, revela a pesquisa realizada pelo Instituto Tecnológico da Informação – ITEC, no dia 30 de janeiro que a municipalidade aponta que essa gestão vem sendo melhor que os seus 2 anos em que assumiu a gestão anterior.


De acordo com levantamento realizado em avaliação ao primeiro mandato, quase 67% dos entrevistados consideravam que o Prefeito era um bom administrador, enquanto agora são 83% que avaliam positivo esse primeiro ano do segundo mandato. A avaliação no conceito Ótimo, foi na ordem de 30% e no Conceito Bom foi de 46%, cabendo ressaltar que para esses conceitos são percentuais reconhecidamente como muito elevado comparando à média encontrada nesses levantamentos.


E ainda comparando esse primeiro ano do segundo mandato, aos 2 anos assumidos no mandato anterior, quando perguntado aos entrevistados, 60% disseram que vem sendo melhor, 28% disseram que continua igual, enquanto apenas 12% disseram que vem sendo pior.



O levantamento procedeu a avaliações setoriais, buscando saber do grau de satisfação com a segurança pública, saúde, educação, políticas públicas de atenção aos idosos e de encaminhamento de jovens e adolescentes, ajuda aos que se encontram em situação de risco alimentar, coleta de lixo, iluminação pública entre outros serviços. De forma geral, as avaliações setoriais são consideradas positivas, conforme se pode verificar nos gráficos ao final do texto.



Quando perguntado sobre “qual é o maior problema do município de Dom Aquino”, 67% dos entrevistados responderam à falta de oportunidades de emprego e renda, que vem sendo o desafio dos gestores públicos por todo o universo. E ao ser indagados sobre os maiores problemas do seu Bairro, os entrevistados apontaram a falta de pavimentação, seguido pela ausência de saneamento básico.


A pesquisa de avaliação de gestão foi feita com base em um questionário estruturado, aplicado em diversos bairros do município. Responderam às perguntas usuários dos serviços públicos com idade igual ou superior a 16 anos. O Instituto ITEC, responsável pelo estudo, atua no ramo de levantamento

de dados há 17 anos e tem experiência em pesquisas eleitorais, de avaliação de gestão e de opinião.


Através da avaliação de gestão, busca-se construir espaços de diálogo, identificar as demandas da sociedade e dos diversos setores que a compõe, além de incentivar uma maior participação social. Dessa forma, busca-se, também, respeitar os princípios da publicidade e da transparência.


Veja os números da Pesquisa.


















 
 
 

Comentários


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

ITEC HUDSON.jpg
bottom of page